Paiva Brasil | Desenhos e Objetos

Paiva Brasil é o convidado da Tramas para comemorar um ano de Galeria.

O artista apresenta novas produções e trabalhos da década de 80.

No dia 1º de setembro, quinta-feira, a Tramas Galeria de Arte convida Paiva Brasil para expor seus trabalhos. A recém-inaugurada galeria comemora um ano de abertura com a mostra do artista.
...
Natural de Campos, Paiva Brasil tem na sua formação estudos no antigo Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e cursos no MAM-RJ com os renomados mestres Santa Rosa e Sanson Flexor. Paiva, que completou 80 anos ano passado, participou de várias Bienais de São Paulo, nos quais recebeu vários prêmios incluindo o Prêmio de Viagem no exterior no I Salão Nacional de Artes Plásticas, FUNARTE, RJ; e o Prêmio de Viagem ao país, no Salão Nacional de Arte Moderna. O artista completa com seus trabalhos importantes coleções como as de Gilberto Chateaubriand, Randolfo Rocha, de Belo Horizonte, MAM-SP, MAC Niterói, entre outras.

Nesta exposição, Paiva Brasil apresenta sua nova fase. Entre os trabalhos estão 7 gouaches, 7 gravuras, uma tela, uma escultura e dois múltiplos, um em madeira revestida de tela e o outro em acrílico, em cinco versões de cores. Metade das obras são da década de 80.

A obra de Paiva Brasil destaca a riqueza visual das geometrias e, mesmo sendo simples e sóbria, não elimina a intensidade e o encantamento silencioso do olhar. No território da história da arte, poderíamos considerar a obra de Paiva Brasil herdeira de uma corrente construtiva que, como assinalou Wilson Coutinho, é recorrente à forma de Joseph Albers. Mas também podemos associa-lo, de certa maneira, à primeira fase da pintura minimalista, essencialmente na obra de Frank Stella, que, como Paiva, também usou de números e letras em suas obras.

Abertura: 01 de setembro - às 19h

Exposição: 02 a 17 de setembro

Segunda a sábado, das 11 às 18 horas