Do Desejo
Abertura
08 de Dezembro às 17 horas
Visitação
12 de Dezembro de 2022 à 13 de Janeiro de 2023
Segunda à sexta-feira, das 11 às 18 horas
Curadoria
Leonardo Ramadinha
Artistas
Angela Carvalho
Antônio Valente
Evangelina Oliveira
Leonardo Ramadinha
Marcela Werneck de Mello
Margot Rodriguez
Noni Levinson
Zenóbio Gomes
A exposição apresenta o resultado da pesquisa realizada durante todo o ano de 2022 no LAB Foto Contemporânea, onde os sete artistas participantes, sob orientação e curadoria de Leonardo Ramadinha, debruçaram suas pesquisas sobre o tema “Desejo”. Durante esse período cada artista pode construir de forma livre e autoral sua pesquisa poética sobre o tema. A diversidade de olhares e o conjunto das obras, trás à tona um instigante painel sobre o tema que será mostrado na exposição Do Desejo.
Serão apresentados 14 trabalhos fotográficos, em formatos que vão desde os minimalistas até os grandes e múltiplos, e também um vídeo de 15 minutos.
Texto Curatorial
Por: Leonardo Ramadinha, Evangelina Oliveira e Zenóbio Gomes
Todo desejo começa na alma.
Alma que nos torna assassinos implacáveis, que nos faz correr a matá-lo. Desejo que é coisa, sentimento, experiência. Desejo que é passado, presente e futuro. Desejo que é energia vital, movimento e impulso.
Desejo não cessa, é moto-contínuo de coração e alma. Nos faz caminhantes; estranhos andarilhos em uma direção onde a chegada é sempre um novo ponto de partida. Desejo começa e termina no mesmo palmo de chão. Desejo é chegada e adeus.
Desejo é o último milímetro do precipício. Vamos em frente!
Tão forte e poderoso, que se a vida nos fez pobres mortais, carne e osso, é ele o dono da chave que leva ao castelo. Fantasia. Explode em vermelho sangue, movimento fluido que corre nas veias e ilumina os lábios. E quando o medo encontra o desejo, é só ele que sabe o gosto daquele beijo quando as luzes se apagam e a tela acende. Consciência alterada, pupila dilatada, é só ele que faz valer a pena aquela que pode ser a última dança, da última festa, só ele e mais ninguém.
Desejo é rei. Dono de tudo, domina o corpo, o pensamento, incendeia o peito, inunda o coração de poderosa vontade. É fagulha em campo de pensamento. Nas viagens do imaginário surge, nas percepções de sentidos muitas vezes imperceptíveis. Do nada ele chega imponente, inflamando corpo, coração e mente. Leva embora, abre caminhos em um ciclo sem fim, se renovando, permeando todo o ser, enquanto corpo vivente, existir.
Mas, chega sempre o momento em que a finitude assume o peso de consciência real. Os sentidos embotam em maior ou menor grau; terminal, quase? Mas quando a mácula degenera e os olhos começam a falhar, o desejo mais presente é o de ver. E a luta da chama aprisionada vai em dois sentidos, o de consumir-se e o de resistir. Reflexos que escapam da prisão da pedra, batalha, desgasta. E no caminho, mesmo sem foco, é possível encontrar cores, movimento, leveza e alegria. E como o leve sopro de uma bailarina, o desejo se assusta em ser ele, tentação maior, a esperança.
E o que se faz com o desejo?
Mate-o ou morra.
Deseje.
Registros da abertura em 08/12/2022
Sobre o LAB FOTO CONTEMPORÂNEA
O LAB Foto Contemporânea é um laboratório de criação, grupo de estudos e produção em fotografia contemporânea. Coordenado pelo fotógrafo e artista visual Leonardo Ramadinha, desde 2015, o projeto desenvolve trabalhos especiais, exposições e tem se destacado na produção de ensaios autorais e fotolivros. Desde 2015 foram mais de 40 fotolivros lançados e três exposições.
Instagram: @fotocontemporanea
Sobre os artistas e curador
Angela Carvalho
Designer e mentora em criatividade e inovação reconhecida no Brasil e internacionalmente por suas realizações em design estratégico, produto e imagem corporativa. Estudou e trabalhou na Itália e Alemanha. Vive atualmente em Portugal. Pós-graduada em Fotografia e Imagem pelo IUPERJ da Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro. Fez cursos de formação em Fotografia no Ateliê da Imagem e no EAV- Parque Laje. Comprometida com projetos de inovação social e ambiental, realiza Workshops de Fotografia e Educação do Olhar com crianças em comunidades de baixa renda.
Instagram: @angelacarvalho.transforma
Antônio Valente
Carioca, nascido no bairro do Flamengo.
Morador de Búzios.
Empresário e fotógrafo amador.
Casado com Marluce, pai de João e Maria.
Instagram: @antoniov4lente
Evangelina Oliveira
Geógrafa, formada pela Universidade Federal do Ceará (1972), com mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2005). Estudou também na London School of Economics, de 1982 a 1984. De 1973 a 2010 trabalhou no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na década de 70, começa a explorar a fotografia para além dos registros de álbuns de família e, fascinada, seguiu alguns cursos introdutórios no Rio e em Londres, carregando a frustração de nunca ter tido a experiência de laboratório. Entre 1990 e 2014, o interesse pela fotografia limitou-se a acompanhar a produção de outros, mas a câmera permaneceu guardada. O retorno aconteceu já em plena era digital, descobrindo então que podia dispensar a química para trabalhar as fotos. Tendo iniciado a exploração destes recursos, rapidamente teve de reconhecer a necessidade de alguma disciplina, e o período da pandemia vem servindo para investir na organização e tratamento das fotos acumuladas. Em paralelo, participa de grupo de estudos de fotografia no Espaço Foto Contemporânea, e busca desenvolver sua capacidade de expressão.
Instagram: @evangelina.oliveira
Leonardo Ramadinha
Carioca, 1977, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formado em Comunicação Social pela PUC, cursou especialização em Artes Visuais na Unesa e é pós-graduado em Fotografia e Ciências Sociais pela UCAM.
Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, Argentina, EUA, Colômbia, Alemanha e Eslovênia. Em 2000 foi um dos artistas premiados pelo Prêmio Rio Jovem Artista. Em 2003 participou do Encuentros Abiertos, festival filiado ao Festival da Luz, sendo um dos vencedores da convocatória e selecionado pelo Centro Cultural da Recoleta em Buenos Aires para uma mostra individual. Em 2007 foi selecionado pelo Wooloo Independent Curator Program para o projeto Urban Space com exposições na New Life Shop Gallery em Berlin, no OI Futuro, Rio de Janeiro e também no FotoPub – International Photo Festival Slovenia. Em Outubro de 2013, participou da coletiva de artistas brasileiros “Brazil am Main”, na Galerie Söffing, em Frankfurt, Alemanha, durante a Frankfurt Book Fair, que teve o Brasil como pais homenageado. É um dos editores da revista eletrônica de artes visuais Verbete.art.
Em 2015 fundou e atualmente dirige o Espaço Foto Contemporânea, um lugar dedicado a cursos e workshops em fotografia, arte contemporânea e imagem. Ministrou cursos em fotografia, linguagem fotográfica e coordenou projetos de criação e desenvolvimento em fotografia contemporânea para instituições como POP – Polo de Pensamento Contemporâneo, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM SP, Itaú Bba entre outros.
Tem quatro livros lançados; “Sobre Memórias e Sonhos” (2015), “Sobre a Delicadeza das Coisas” (2015), “Angra dos Reis” (2014) e “Aquilo que Habita em Mim” (2012), além de publicações coletivas como “Rio Mar Lisboa Rio” (2015) lançado pela Barléu e “A Criação do Mundo – Fotografia Contemporânea Brasileira” (2010) com produção e curadoria de Eder Chiodetto.
Seus trabalhos integram importantes coleções particulares tais como a Coleção Joaquim Paiva (MAM-RJ), Coleção Beto Silva, Coleção Julia e Luiz Porchat, Coleção Milton Abirached e a Coleção Márcia e Eduardo Lopes Pontes e fazem parte do acervo da Pequena Galeria de Artes Cândido Mendes e do Centro Cultural Recoleta em Buenos Aires.
Instagram: @ramadinha
Marcela Werneck de Mello
Carioca, nascida em 1968, com formação em Arquitetura e Urbanismo. A fotografia sempre esteve presente na minha vida, mas comecei a estudar formalmente em 1998. Desde então venho experimentando vários tipos de práticas fotográficas.
Instagram: @marcelawm_photo
Margot Rodriguez
Nasci em Manaus-AM em 1958 e com 10 anos mudamos para o Rio de Janeiro, onde estudei Psicologia e me graduei pela PUC. Pouco tempo depois comecei a trabalhar como iluminadora de eventos e assim permaneci por muitos anos. Em 2010 encontrei a fotografia.
Instagram: @margotrj58
Noni Levinson
Israelense, carioca na vida, fotógrafo e engenheiro. Comecei a fotografar na adolescência com câmera analógica. Passei alguns anos sem fotografar e retornei já no mundo digital. Tenho um olhar particular para os detalhes e no que normalmente não paramos para ver, que para mim é um exercício de ver o belo, do clique ao tratamento da foto. Participei de exposições entre elas: “O que o seu olho não vê” - Cafofo da Poppe - RJ - 2018, “Sem nome” - Galeria Indoor - RJ - 2018, “Naoni” - Foto Contemporânea - RJ - 2019, “Sobre Sonhar” - Foto Contemporânea - RJ - 2019 e “Mostra Livre de Fotografia - 6ª Edição” A Casa - RJ - 2019.
Instagram: @nonilevinson_photo
Zenóbio Gomes
Nascido em São Gonçalo (RJ) em 1980, inquieto, curioso, trabalhando há 28 anos no comércio farmacêutico, iniciou na fotografia em 2019, e desde então vem desenvolvendo seu olhar fotográfico e autoral.
Instagram: @zenobioabidala